<i>Sintra Laboral</i>

Na mais re­cente edição do bo­letim Sintra La­boral, do Sector de Em­presas da­quela Co­missão Con­ce­lhia do Par­tido, chama-se a atenção para a si­tu­ação que se vive na CelCat, a braços com a des­lo­ca­li­zação de uma linha de pro­dução para Es­panha. A cé­lula do Par­tido na em­presa, in­forma-se no bo­letim, de­fende o in­ves­ti­mento da em­presa para que a linha des­lo­cada possa re­tomar a pro­dução.

 Os co­mu­nistas des­tacam ainda a si­tu­ação na Ci­rera & Silva, onde os mais de 50 tra­ba­lha­dores estão su­jeitos à ar­bi­tra­ri­e­dade da ad­mi­nis­tração quando o as­sunto é re­ceber o sa­lário. Esta si­tu­ação dura há mais de um ano. Em causa pode estar mesmo a pró­pria vi­a­bi­li­dade da em­presa.

Na em­presa mu­ni­cipal de lim­peza ur­bana, a HPEM, a ad­mi­nis­tração con­tinua a pro­telar o início das ne­go­ci­a­ções sa­la­riais pre­vistas no Acordo de Em­presa. A acres­centar a isto, a falta de ma­nu­tenção dos carros co­loca em risco os tra­ba­lha­dores, acres­centa o PCP. No mesmo bo­letim, os co­mu­nistas de­fendem a aposta na in­dús­tria do már­more, com tra­di­ções no con­celho. 



Mais artigos de: PCP

Não baixar a bandeira da luta

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou, na úl­tima se­mana, em vá­rias ini­ci­a­tivas par­ti­dá­rias no Alen­tejo, no âm­bito das 500 ac­ções contra o PEC. Moura, Por­ta­legre e San­tiago do Cacém foram os con­ce­lhos vi­si­tados.

Estado tem que assumir responsabilidades

Os cortes pre­vistos para a Cul­tura afectam um sector «de­vas­tado por mais de uma dé­cada de sub­fi­nan­ci­a­mento e as­fixia fi­nan­ceira», afirmou o PCP numa con­fe­rência de im­prensa re­a­li­zada na se­gunda-feira, 19.

PCP denuncia exploração

In­tran­si­gente na de­fesa dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores, o PCP de­nuncia a ex­plo­ração que se vive em inú­meras em­presas e lo­cais de tra­balho do País, ape­lando à uni­dade e à luta – único ca­minho capaz de romper com o ciclo de ile­ga­li­dades e in­jus­tiças.

Encerramento evitável

A pretexto da deslocação da produção para unidades na Polónia e em Castelo Branco, a Delphi anunciou que vai encerrar a fábrica da Guarda no final deste ano. Serão assim lançados no desemprego mais 324 trabalhadores, que se juntarão aos cerca de 550 já...

«Selva» no grupo <i>Amorim</i>

Num comunicado distribuído aos trabalhadores da Amorim Revestimentos 1, o Organismo do Sector Corticeiro de Aveiro do PCP denuncia aquilo que chama de «lei da selva». Afirmam os comunistas que ao longo das últimas semanas tem-se assistido na empresa a «toda uma série de medidas por...

Solidário com os que resistem

A célula do Partido na Carris está a distribuir aos trabalhadores da empresa um comunicado onde denuncia a tentativa da administração de limitar o direito à greve, através da imputação de processos disciplinares, com vista ao despedimento, dos trabalhadores que...

Garantir a produção é essencial

Na sua demanda em defesa do aparelho produtivo e da produção nacional, o PCP questionou o Ministério da Agricultura e Pescas acerca das medidas que pensa tomar para garantir a sobrevivência da Adega Cooperativa de Lafões. O requerimento, apresentado pelo deputado comunista Agostinho...